quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

VEZÚVIO, o Vulcão que Tornou POMPÉIA um dos mais Importantes Ponto Turístico Mundial



               Ao fundo o Vulcão VESÚVIO mais conhecido como CHAMINÉ DO INFERNO



  Pompéia era uma típica cidade romana, situada próxima ao vulcão Vesúvio (arredores de Nápoles, sul da Itália). 

                        Não havia iluminação pública em Pompéia, a circulação era feita a pé tanto para pobres      quanto para ricos e pelas próprias autoridades públicas. Só usavam veículos os empreiteiros, que       eram obrigados a trazer materiais de construção nos carros.

      Era de fato uma cidade de repouso para os ricos romanos que buscavam em Pompéia a desejada tranqüilidade que não encontravam em Roma. Pompéia favorecia o roteiro, a diversão e devia ter uma população calculada de 30.000 hab. Os Romanos abastados gostavam de afastar-se temporariamente de Roma.
  Gostavam de passar as férias em lugares mais calmos e aprazíveis. Pompéia oferecia essa tranquilidade e estava dotada de todos os recursos de conforto e mesmo de luxo.
  No ano de 79, o vulcão VESÚVIO entrou em erupção violenta, provocando um forte terremoto e expelindo grandes quantidades de pedras incandescentes, lava vulcânica, poeira e fumaça tóxica.



  A cidade de Pompéia foi totalmente coberta e quase toda população morreu soterrada. As cidades vizinhas de Herculano e Stabia também foram atingidas.
  No final do século XVIII, a cidade foi redescoberta por um agricultor que, ao trabalhar na região, localizou um muro da cidade. Nos dois séculos seguintes, a cidade foi escavada por arqueólogos. Casas, prédios públicos, aquedutos (sistema de condução de água), teatros, termas, lojas e outras construções foram encontrados.
Os arqueólogos acharam também objetos e afrescos (pinturas em paredes) que revelaram importantes aspectos do cotidiano de uma cidade típica do Império Romano.

Porém, o que mais impressionou os pesquisadores foram os corpos petrificados, em posição de proteção, que foram atingidos pelas lavas vulcânicas.     

                                                                                      

  O Vesúvio é um vulcão ativo do tipo composto, que expele material em fluxo intenso. Localiza-se em Nápoles, atingindo uma altura de 1281 metros. Antes da tragédia de Pompéia em 79, o Vesúvio encontrava-se inativo havia 1500 anos. Só foram iniciadas escavações na região em 1738. Elas revelaram ruas, paredes de edifícios e até pinturas inteiras.
  O Vesúvio é um vulcão misto, que se encontra em margens de placas destrutivas (margens convergentes), geralmente associados a arcos insulares e a cadeias de montanhas litorais. O magma, rico em sílica, tem essencialmente origem no material da própria placa.
. As lavas produzidas são muito viscosas e solidificam rapidamente, formando um relevo vulcânico com vertentes abruptas. Segundo outros autores o vulcão é considerado explosivo, mas tendo em conta que, ao longo do seu período de atividade, ocorreram erupções alternadas, é mais correto designá-lo por misto                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário